Sacola

  • Você não possui produtos na sacola.

Como clarear roupas brancas: 6 alternativas

Como clarear roupas brancas: 6 alternativas

 

Manchas de suor, sujeira e lavagens muito frequentes podem fazer com que roupas e lençóis perfeitamente limpos pareçam desbotados ou sujos. Felizmente, é possível resolver esses problemas com alguns truques simples de como clarear roupas brancas!

Roupas ou tecidos brancos podem facilmente ficar amarelados, desbotados ou opacos com o tempo mesmo que você separe cuidadosamente a roupa por cor. A descoloração é quase inevitável. Entenda melhor neste artigo!

Clareamento de roupas brancas: como funciona?

Existem vários métodos de clareamento que você pode usar para ajudar a restaurar o tecido, mas a melhor maneira de clarear roupa branca dependerá de vários fatores, incluindo o material do item e o tipo de mancha que você está tentando remover.

Por exemplo, manchas à base de proteínas, como as de sangue ou suor, exigirão um tratamento diferente do que as manchas causadas pelo sangramento das cores na lavagem. O alvejante é um branqueador altamente eficaz, é claro, mas pode não ser a melhor escolha para todos os tipos de tecidos e manchas.

Confira abaixo alguns dos produtos mais comuns para o branqueamento de roupas e como determinar a melhor maneira para que suas roupas e lençóis voltem à cor original.

Como manter roupas e lençóis brancos?

A melhor maneira de manter a roupa branca é, antes de mais nada, evitar problemas de cor. Sempre separe os brancos dos tecidos coloridos e lave as peças muito sujas com outras peças de roupa sujas para evitar que a sujeira se espalhe.

Use a quantidade recomendada de detergente para o tamanho da carga e não encha demais a máquina. Isso ajuda a remover a sujeira e os resíduos completamente das roupas e lençóis durante a lavagem!

Para cores brilhantes, tente lavar os itens com menos frequência para ajudar a desacelerar o processo de desbotamento. Lave a roupa em água fria sempre que possível para evitar o desbotamento.

Além disso, vire as roupas do avesso antes de lavá-las, o que ajuda a reduzir o desgaste que pode fazer com que o tecido pareça mais fosco.

Como clarear roupas brancas: melhores produtos

Esses produtos de lavanderia ajudam a restaurar a cor anterior de tecidos sujos ou amarelados. Escolha o método que melhor se adapta às necessidades do tecido e às suas preferências pessoais.

1. Água sanitária

A maioria dos alvejantes, como alvejante à base de cloro, alvejante de oxigênio e peróxido de hidrogênio, desfaz as manchas por meio de uma ação química chamada oxidação. Os detergentes removem as manchas, enquanto os alvejantes as tornam incolores ao alterar quimicamente suas moléculas.

Use alvejante de cloro apenas para roupa branca! Para usar, ligue a máquina e adicione 3/4 xícara de alvejante à água de lavagem com o detergente normal e, em seguida, adicione sua carga de roupa.

OBS.: O alvejante à base de cloro pode produzir vapores perigosos quando combinado com vinagre, produtos de amônia ou outros produtos químicos domésticos. Nunca combine esses produtos de limpeza, pois a combinação pode ser perigosa para o sistema respiratório.

Alvejantes sem cloro, como alvejante de oxigênio e peróxido de hidrogênio, também são bons no clareamento. Esses produtos são mais suaves e menos tóxicos do que o alvejante à base de cloro, tornando-os seguros para a maioria dos tecidos e tintas (especialmente quem usa roupa branca para trabalhar).

Cuidado ao usar o produto em cores mais escuras; teste-o em uma amostra de tecido antes de usar.

2. Suco de limão

O suco de limão é um branqueador e ambientador natural para a roupa branca. Adicione 1 xícara à água da máquina de lavar junto com o detergente. Adicione sua roupa e lave como de costume. Use suco de limão apenas em claras, pois pode descolorir certas cores!

3. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio ajuda a desodorizar, clarear e amaciar suas roupas. Adicione 1/2 xícara de bicarbonato de sódio junto com o detergente líquido para roupas regular no início do ciclo de lavagem.

Se você estiver usando um detergente em pó, adicione o bicarbonato de sódio durante o ciclo de enxágue. Use menos para cargas menores.

4. Borato de sódio

Um mineral natural, o Borato ajuda a remover manchas e desodoriza e clareia as roupas. Ele também decompõe os minerais da água para que o detergente funcione melhor. Para utilizar, adicione 1/2 xícara no início do ciclo de lavagem.

Como pré-lavagem, adicione 1/2 xícara e uma pequena quantidade de detergente para remover manchas de café ou transpiração.

5. Carbonato de sódio

Um composto químico semelhante ao bicarbonato de sódio, o carbonato tem um nível mais alto de alcalino que o torna um poderoso agente de limpeza. Adicione 1/2 xícara à sua roupa branca como um reforço de detergente.

Aviso: este produto pode causar irritação. Enxágue bem a área se o produto entrar em contato com a pele.

 

6. Vinagre destilado branco

Um excelente amaciante e desodorante, o vinagre branco destilado funciona no ciclo de enxágue. Despeje 1/4 de xícara em sua máquina de lavar durante o último ciclo de enxágue. Continue o ciclo como de costume.

O vinagre branco também pode ser usado para eliminar resíduos de sabão. Para esse propósito, adicione 1 xícara ao ciclo de enxágue final da lavadora.

Aviso: Nunca combine vinagre com alvejante, pois isso resultará em gases prejudiciais. Não use vinagre em roupas de seda.

 

Esperamos que essas dicas tenham ajudado! Não deixe de compartilhar com outras pessoas que precisam entender como clarear roupas brancas.

Related Articles

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados *